segunda-feira, agosto 31, 2009

gols da rodada

Ivens Filho diz:
aqui é trabalho, meu filho
palandi diz:
aqui? aqui é trabalho. não tem estrela não, aqui é trabalho
Ivens Filho diz:
não tem essa de toque pro lado, lance bonito, é bola na área pro Aloízio

Etiquetas:

domingo, agosto 30, 2009

camarão

Marcio Porto manda o vídeo mais sem-vergonha do mundo, que dá para ser visto aqui - gostei da parte do cara com o celular.

*

não tenho muito o que escrever hoje. passei o dia dormindo, depois de chegar em casa às seis e meia da manhã. dormi, acordei para ver um pedaço da Fórmula 1, dormi de novo, acordei às quatro da tarde, cozinhei, assisti futebol e foi isso. essa semana será um tanto pesada, mas vamos sobreviver a ela. então é isso, boa noite e até amanhã.

Etiquetas:

sábado, agosto 29, 2009

100

fazia uns dias que eu estava com vontade de kebab, e decidi que isso se resolveria no sábado, passando ali no shawarma do Posto da Torre. daí hoje me deu vontade de tomar cerveja, algo que geralmente não acontece tão facilmente - normalmente eu bebo cerveja é para ficar bêbado mesmo, sem essa baitolagem que é beber socialmente. mas onde é que eu acharia umas cervejas maneiras? senti vontade de tomar a Beck's, com a qual tive pouco contato até hoje, mas aí havia um problema: onde encontrar Beck's geladas em Brasília?

tinha que estar gelada, porque já estava perto do horário do almoço. fui buscar o shawarma ali na frente do Meliá e fiz, mentalmente, uma lista de lugares onde poderia encontrar a Beck's geladinha. não deu outra: já no primeiro lugar, o Piauí, havia Beck's, Quilmes e Leffe prontas para serem bebidas.

é muito Brasília knowledge.

*

e a ESPN estava passando Bayern de Munique versus Wolfsburg, um clássico do alemãozão 2010. eu adoro assistir jogos da Bundesliga, e em boa parte isso se deve ao Gerd Wenzel, comentarista desses jogos no canal: sabe tudo do campeonato, não é metido, tem um senso de humor bem sutil e fala português sem sotaque. para melhorar, sempre que acaba uma transmissão ele berra "tchau tchaaaauuuuuuuu" de um jeito que me abre um sorriso no rosto.

*


Paulo Maluf arrumou um Twitter
, e isso também me abriu um sorriso no rosto. por mais que eu discorde dele em certos pontos e que ele tenha superfaturado horrores, Malufão tentou arrumar Deprelândia (asfaltou a cidade toda, só não conseguiu foi dar um jeito no tédio), é engenheiro (profissão que cria os melhores políticos) e é liso igual quiabo, sabe lidar com a imprensa de um jeito espetacular.

Etiquetas:

momento airbag

sim, momento airbag. aqueles em que você gostaria que uma bolsa de ar saísse bem à sua frente, pra você esconder sua cara de tanta vergonha. o meu momento airbag do dia, até agora, veio lendo a coluna do Diogo Mainardi da Veja dessa semana, na qual ele lembra o que diz o nosso presidente:

Sobre a pobreza: "Somente quem passou fome sabe o que é a fome". Sobre a dor de dente: "Somente quem já teve dor de dente sabe o que é uma dor de dente". Sobre a imprensa: "Só tem notícia negativa". Sobre a gramática: "Daqui a pouco vou falar en passant. Para quem tomou posse falando ‘menas laranja’, está chique demais".

quinze meses, quinze meses...

Etiquetas:

risos

esse ano eu comecei a achar que minha memória já não é mais a mesma. já devo até ter escrito aqui algo sobre o assunto, mas não lembro.

o fato é que comecei a anotar meus compromissos no celular, a pedir cartões de visita para não esquecer nomes (quanto aos rostos, não tem jeito: eu esqueço mesmo), a publicar posts no blog do que tenho de fazer em um dia mais movimentado. ainda sei de cor a tabela periódica, embora o final das séries dos lantanídeos e dos actinídeos, que eu nunca soube totalmente de cor, continuam sem ser lembrados.

mas de vez em quando minha memória volta a ser como antes: depois que vi aqui um texto sobre o ProstiTwittess, um twitter só com anúncios de putas, lembrei que já tinha visto um blog, o Telefone Público, que mostra a verdadeira função dos orelhões.

não, não é te salvar de uma emergência nem fazer a inclusão do pobre no universo das telecomunicações: orelhão é pra isso aqui. a parte da memória é que, mesmo dois anos depois de ter visto esse blog pela última vez, eu lembrei do endereço exato dele. iei!

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 28, 2009

trincheira

segunda-feira vai ter guerra de novo, isso acabou de ser anunciado. e lá vamos nós de novo, carregando as armas, cavando as trincheiras, preparando a defesa, semeando a discórdia do lado inimigo. que eles não pensem que será fácil.

Etiquetas:

vitral

(comentário censurado. o vídeo fica)

Etiquetas:

império

pendurei no Best Cars uma resenha do meu carro. fi-la tem mais de mês, só que só foi publicada hoje. se quiser comprar um Peugeot 307, dê uma olhada.

Etiquetas:

aguado



esse aqui é um prédio na 406 norte. aparentemente, a proximidade da UnB fez com que a arquitetura local tivesse alguma influência ripongo-maconheira. só que como o desenho dos prédios brasilienses não podia sair muito do padrão, sobrou pra pintura externa ser alvo dos hippies e esse tie-dye medonho.

Etiquetas:

Konjugationstabelle

apply some pressure, apply some pressure, apply some pressure...

*

tava dirigindo um pouco, agora à tarde, e do nada lembrei que o Jonas é um prego porque prefere o Scott Walker fazendo pós-rock do que ele nas antigas. e olha que eu nem tava ouvindo um Scott.

*

ontem as bombas começaram a estourar todas. todas, sem exceção, em uma explosão que eu imagino que vá durar até segunda-feira, ininterruptamente. mas eu estou tranquilo e posso explicar: tudo são fogos de artifício e eu não posso pensar em nada mais bonito por agora. entendeu? não? eu explico daqui a um tempo, quando a festa estiver completa.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 27, 2009

embrenhado

ontem eu tive um problema grave envolvendo horários, hábitos ruins, responsabilidade acadêmica e coisas conexas. para piorar, uns pensamentos antigos que não consigo deixar me ficavam rondando a cabeça. foi forte, e eu achei, ali pelas cinco ou seis da tarde, que tinha chegado ao fundo do poço, à rua sem saída etc.

morrendo de dor de cabeça mas com outras dores ainda mais fortes por aí, saí de casa para ir à faculdade, quando meu celular tocou. era a minha chefe, e ela me falou algo inacreditável. para bem. fiquei tremendo nas bases, de tão incrédulo que fiquei - cheguei até a suar frio. dirigir até a UnB em linha reta pela L4 se transformou em um slalom, de tanto que eu tremia.

ainda não posso falar o que é, pois não tem nada oficializado. mas dali em diante, e passando por uma outra noticia bem interessante, as coisas só melhoraram. chegou a um ponto em que deu meia-noite e fui para a cama, mas não consegui dormir. tentei de tudo, mas só peguei no sono às três. estou caindo de sono, continuo tremendo (agora é um pouco pelo frio), mas estou feliz. ainda que, por conta da dívida com a minha cama, mal consiga esboçar um sorriso.

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 26, 2009

xis

o Thadeu me passou um texto do Maurício Stycer sobre o twitter da Xuxa. muito bom, e a conclusão do Mr. Manson é melhor ainda:

Celebridades no Twitter tornaram possível um sonho de infância: xingar a TV. E ser ouvido. Obrigado Internets.

Etiquetas:

cool

nasceu ontem a Isabela, filha do casal Vinícius e Larissa e mais nova integrante da família Taveira. à família, os devidos cumprimentos, e no mês que vem a Lorena, minha irmã, chega para virar amiga dela.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 25, 2009

figuraça da semana



Amado Boudou, ministro da Fazenda argentino desde o mês passado. Solteiro e sem filhos, esse playboy de 46 anos é fã de guitarra elétrica, organizou shows na década de 1980, tem três carros esportivos (um Golf GTI, um Mini Cooper e um Civic roadster das antigas) e duas motos, sendo uma Virago e uma Harley-Davidson. fora que "boudou" é "vudu" em francês, então o nome dele literalmente quer dizer "amado vudu", haha.

achou o cara gente boa? tenta ser amigo dele no Facebook, então.

Etiquetas:

maçã

conforme anotou o Filipe, tenho que falar, ainda que um pouco, sobre Fórmula 1. ano passado eu não vi o Grande Prêmio de Valência, não me lembro se estava bêbado, mexendo com mulher ou as duas coisas, então não tinha uma referência mental sobre a pista. estive em Valência no começo do mês e gostei da cidade, embora só tenha passado um dia lá. vários dos pontos turísticos da cidade, como o Museu de Artes e o Oceanário, são visíveis do circuito, que fica um charme ao passar do lado do Mediterrâneo.

tá, mas não era isso que eu queria falar sobre a corrida: na falta do Felipe Massa, foi lá o Rubens e ganhou, muito bom. pessoalmente, acho que dá pra ele ganhar o campeonato, especialmente porque a McLaren e a Red Bull podem tirar pontos do Jenson Button. o lance é andar mais rápido e retardar a decisão sobre jogo de equipe, né? quanto mais tempo a Brawn demorar, melhor pro Rubens. mas ele tem que fazer a parte dele na pista e, como diz o mestre Júnior Dattoli, desmoralizar o inglês.

fora isso, devo lembrar também que Luca Badoer = EPIC FAIL. fosse eu a Ferrari, colocava o Nelsinho Piquet pra correr até o final do ano. o playboy do Lago Sul pode até não ser dos mais rápidos, mas pelo menos não dá tamanho vexame. e eu fico cada vez com mais pena dos pilotos da BMW, que de favorita ao título o time passou a lixo bávaro, e no ano que vem nem isso, já que a marca decidiu fugir da categoria. dá mais pena ainda dos bimmers porque, em meio à Brawn, ao acidente do Felipe Massa e ao desempenho do Sebastian Vettel, ninguém mais dá uma linha sequer pros caras. vacilo.

Etiquetas:

siga-me

para ler ao som de "Most likely you go your way (and I'll go mine)":

*

Bob Dylan pode emprestar a voz para sistema de GPS

Londres, 25 Ago 2009 (AFP) - O lendário cantor americano Bob Dylan poderá emprestar sua voz para um sistema de navegação por satélite, o que o fará se somar a um crescente grupo de famosos que já usam seus talentos vocais para orientar os motoristas em seus carros.

"Estou falando com algumas companhias automobilísticas para ser a voz de seus sitemas de GPS", declarou Dylan na última edição de seu programa de rádio noturno, "Theme Time Radio Hour", transmitido pela BBC.

Dylan deu alguns exemplos do que poderá falar quando estiver orientando os motoristas:

"Pega a esquerda na próxima rua. Não, pega a direita. Quer saber? Vai sempre em frente".

"Provavelmente não vou fazer isso porque para onde vou, sempre acabo no mesmo lugar, em 'Lonely Avenue'", acrescentou, fazendo alusão a uma de suas canções.

Se a notícia se confirmar, não será a primeira vez que o cantor que simbolizou a contracultura dos anos 1960 venderá sua imagem com fins publicitários.

Dylan fez, entre outros comerciais, um famoso e polêmico anúncio para a montadora americana Cadillac e, mais recentemente, permitiu que o maior grupo cooperativo britânico, o Co-Operative Group, utilizasse sua emblemática canção "Blowin' in The Wind" em um anúncio de TV.

Com esta iniciativa, Dylan se soma a outros artistas que já emprestaram suas vozes a sistemas de GPS, como o membro dos Monthy Python John Cleese, o mítico protagonista de "Sem destino" Dennis Hopper, o veterano ator Burt Reynolds e o exótico Mr. T, da série de TV "Esquadrão classe A".

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 24, 2009

Dasani

antes mesmo de eu escrever sobre a volta da chuva (e sem eu saber), os Chad praguejaram contra o tempo. vou mandar um vidro de cogumelos pro Craudio e um café bem quente com Pringles pro Pipe, pra eles pararem de reclamar do aguaceiro. chuva é linda, gente. ela mais Gal mais Gil mais Bethânia.

*

como o som do meu carro (mais uma vez) engoliu um cd e eu ainda não fui destravá-lo, estou sendo obrigado a ouvir rádio. de vez em quando, como durante os debates futebolísticos da CBN, no meio da tarde, é um grande flagelo. mas as rádios de Brasília também têm uns momentos bonitos. meia hora atrás eu estava embaixo do meu bloco, estacionando o carro depois da aula, aí de repente começa uma melodia bem baixinha e uma voz feminina cantando no mesmo volume, na Executiva FM (101,7 MHz):

early November north of San Francisco
driving fast to find you
I feel familiar winds that usher in each evening heavy on the mountains
rest clouds left there since morning
you always said
"there's just no other place"


não quis nem saber como a música terminava: decorei os dois primeiros versos e corri pra casa pra jogar no Google. e assim descobri "The lost coast", de uma banda dos anos 1990 chamada Grey Eye Glances. dá pra ouvir aqui na página deles, inteira. vou tentar achar o disco deles pra baixar, espero que seja tão bom quanto.

*

estava hoje esperando minha vez na dentista, e havia uma mulher na recepção, provavelmente esperando quem estava em atendimento. em meio minuto ela começou a reclamar da política, e eu nessas horas só penso "cada um tem o governante que merece" e quero que me deixem em paz, não gosto de ficar dando conversa, já que trabalho com isso o tempo todo. mas ela queria conversar, e acabou mudando de assunto, e eu respondendo por educação.

uma certa hora ela me perguntou de onde eu era, e respondi "Deprelândia" (na verdade eu disse o nome verdadeiro da cidade). e ela disse que sua mãe, que estava sendo atendida na dentista naquele exato momento, é deprelandense, e que tem família em várias cidades da Grande Deprelândia. como uma das primeiras frases do homo deprelandensis é o tal "você é filho de quem?", ela tinha de falar sobre o assunto e começou a listar a família dela toda, para ver se eu conhecia alguém. nisso chegou a mãe dessa mulher, que foi logo informada de que eu era, ahn, conterrâneo, e aí a dona falou mais umas tantas pessoas da família.

daí, de tanto falar, reconheci um sobrenome que é o mesmo de uma marca de porcelanas e tipo um "Silva" em alemão, e lembrei que um falecido amigo do meu pai era dessa família. e não é que ele é primo-irmão da mãe da mulher? nisso ela não parava de dizer "mundo pequeno, mundo pequeno, esse mundo é muito pequeno", e eu pensando "sei lá, mil coisas..."

*

se tédio provocasse morte, literalmente morte, eu não teria vivido para escrever esse post: a segunda aula de hoje foi a experiência mais próxima que eu tive com o fim, só faltou subir aquele cheiro de iodo da enfermaria. quinze para as onze da noite e o professor achou por bem começar um novo tema, uma matéria inteiramente nova, que não guardava relações com o assunto anterior. e veja bem, hoje é segunda-feira, primeiro dia útil da semana.

eu não gosto de auto-comiseração em hipótese nenhuma, mas essa aí foi de cortar os pulsos.

*

ah é: a letra de "The lost coast", a música referida acima, termina dizendo "I can almost feel you here". mas nem isso eu ando sentindo, meu amor. que pena.

Etiquetas:

topázio

eu tinha de fazer um trabalho pra escola, sobre coisas passadas na semana passada e que não entendi nada. felizmente, eu sei escrever sobre o nada, e consegui fazer trinta linhas sobre tudo, exatamente o que o professor pedia.

agora vamos ver se funciona: desejem-me sorte na aula, hoje à noite.

Etiquetas:

domingo, agosto 23, 2009

p.s.

novos posts sobre a chuva, sobre "Paris" e sobre coisas relacionadas aparecerão nos próximos dias. por enquanto fica uma foto da Mélanie Laurent, que ao lado da Juliette Binoche faz a capital francesa ficar ainda mais linda durante as duas horas e dez minutos do filme. parece que em breve eu a verei de novo, já que ela protagoniza o novo Tarantino, "Bastardos inglórios".

Etiquetas:

Klaipéda

oi, tudo bem? comigo vai tudo bem, mas estou atrasado. não li um dos textos para a faculdade (não lembro onde o deixei), não avancei no diário de viagens, não fiz nada que mereça ser chamado de construtivo. mas assisti "Brüno" (nota 9) e "Paris" (nota 10), comi bem, vi meus amigos, dormi razoavelmente bem. e vi a chuva.

*

olhou pro céu, meu amor? eu senti falta da chuva desde o momento em que o chão começou a secar da última vez. é estranho gostar desse tempo que chamam de ruim, mas que me traz lembranças, cores, ruídos e sensações tão boas. quem sabe quando ela estiver mais presente, daqui pra alguns meses, as coisas fiquem mais interessantes. mas não, não é que eu não goste de como estão por agora: é só que parece haver uma camada de tédio revestindo tudo, uma burocracia estrutural que não permite que as coisas apareçam. mas a chuva está aí para mudar tudo, para deixar tudo bem, para te trazer pra mim. então abre as janelas quando a água cair à noite, e não se preocupe com o frio: ele passa, eu faço com que ele passe.

Etiquetas:

sábado, agosto 22, 2009

veja essa

"Essa guerra é fundamental para a defesa do nosso povo. Aqueles que atacaram os Estados Unidos em setembro de 2001 estão planejando fazer a mesma coisa de novo. Se não fizermos nada, a insurgência do Talibã se transformará em um refúgio ainda maior, a partir do qual a Al Qaeda poderia se preparar para matar mais americanos."

Barack Obama, esta semana. e aí, o Bush era mesmo o diabo e o Obama a mudança?

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 21, 2009

esôfago

melhor colocar aqui a lista de coisas a fazer amanhã, que é a seguinte:

- comprar bananas no verdureiro que fica na 106 sul;
- pegar um orçamento de terno numa loja no Brasília Shopping;
- ler pelo menos um dos textos pedidos para a aula de segunda-feira;
- traduzir as notícias de hoje do Portal do Geólogo e escrever mais uma;
- dormir bastante, nem que eu tenha que usar a tarde para isso;
- planejar-me pra fazer uns pareceres durante a semana que vem;
- levar as calças para ajustar as pernas e as barras;
- destruir os exércitos vermelhos e conquistar 24 territórios.

Etiquetas:

colchetes

enquanto vou pensando no que escrever aqui, seguem umas sugestões de leitura.:

- "A danada da preguiça", texto maravilhoso do Bob Sharp, tão bom que li pela primeira vez na tela do celular, sem conseguir parar. não é um texto sobre automóveis, já vou advertindo;

Nunca foi tão difícil comprar uma televisão. Veja o nome de um dos modelos de televisores em exposição nesse momento no Submarino: Televisor 29" Ultra Slim Line com Crystal Clear 29PT9467C Philips. Se o nome não ajuda, as especificações técnicas são um show de horror, confira: Smart Picture, Smart Sound, Imagens naturais expandidas em tela cheia 4x3, Entrada Vídeo Componente, Entrada S-Vídeo, Incredible Surround, Processamento de imagens 50Hz, 60Hz Analógico, Fácil de usar Controle Smart Picture e por aí vai.

Depois a Philips não entende porque iPod e iPhone vendem mais que os produtos deles.


- esse é um trecho de "Pense em ser diferente e fique rico, pense em ser o melhor e fique frustrado", do Ricardo Jordão Magalhães: é uma ótima crônica sobre administração, publicidade e coisas simples, bem legal mesmo. descobri lendo "Diferente", do Juvenal Jorge, que explica minha paixão por Lancias, Volvos, BMWs de seis cilindros e todo tipo de Jaguar: porque são diferentes;
- "Marcas de alto luxo e seus clientes", reportagem do Webmotors sobre as coisas que as fabricantes de veículos fazem para te conquistar e te fidelizar.

Etiquetas:

reversal

depois de oito meses acumulando ações da Petrobras, hoje cedo vendi todas e comprei Vale, soltando opções logo em seguida. como a VALE5 foi comprada R$ 0,74 abaixo da PETR4 (32,88 contra 33,60) e eu soltei opções de VALEI34 a R$ 0,80, tive um lucro bruto de R$ 1,54 na transação, sendo que pouco mais da metade já está embolsado.

como a série "I" das opções só vence dentro de cinco semanas, há muito tempo para que eu as possa recomprar. sem contar que, se em pleno dia de alta a VALE5 ainda está R$ 1,12 aquém do preço de exercício, e que o tempo vai fazendo os preços das opções decrescerem - a menos que role uma alta meteórica -, dificilmente serei exercido.

daí é só recomprar por um preço vil, esperar uma alta, soltar opções na série "K"... e comprar mais papel :)

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 20, 2009

bombardeio

saí do trabalho hoje às três e meia (se alguém quiser, explico depois, e reservadamente, como é o horário na Telerj) e voltei para casa, precisava ler um texto para a aula de hoje. foram seis páginas em quarenta minutos, para que se tenha uma ideia de como é o acompanhamento da coisa. e ao final da leitura, eu joguei o texto no chão, afastei um dos travesseiros... e derreti.

dormi pesado, forte, como se tivesse tomado meia cartela de calmantes... foi praticamente um desmaio. quando acordei, estava me sentindo uma barra de chocolate derretida, sem firmeza alguma. arrumei-me às pressas, engoli um açaí e fui pra batalha. mas o alerta biológico foi dado.

*

dia desses eu escrevi, numa mensagem ao Pablo, que os anos pares da minha vida são anos de lucros, e os ímpares são anos de aprendizado duro.

ainda são quatro meses até o final do ano, mas eu não aguento mais ter aula.

*

mas ainda há espaço para alguma beleza, eu sei. nem que exposta em museu, de forma efêmera, etérea, sem emoção. e talvez seja melhor assim.

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 19, 2009

lições de Madoff

é muita pergunta na minha cabeça.

*

mas aí, no final da aula, eu me levantei e fui até o professor só para dizer que não estava entendendo quase nada, mas estava gostando. calma, Palandi: só se passaram duas aulas.

por outro lado, duas aulas são 22% da duração desta matéria.

*

mas as perguntas não começaram naquele momento, nem acabaram naquele momento. na verdade, alguns dos pontos de interrogação que me rondam a cabeça eu consegui na escola de lobistas e levei pra minha vida fora dali. e outros eu importei lá para dentro.

é, o final desse ano vai ser difícil.

*

na volta, ouvindo o "Love is hell", não me dei conta que a primeira música do disco tem a ver com o curso no título, embora uma letra que diga "ele precisa dela como precisa de remédios" só possa ser aplicada a uma situação escolar dessas se... ah, deixa pra lá. boa noite.

Etiquetas:

zero Kelvin

ainda bem que os suíços não chamaram aquela bicha do Al Gore para fundamentar essa coisa, isso ficaria insuportável.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 18, 2009

ops

enquanto tomava um pouco do Carolans que trouxe do duty free carioca, resolvi pesquisar um pouco sobre esse licorzinho, acabando por entrar na página oficial dele. lá chegando, vi que havia uma seção chamada "Comfort Zone", que traz um teste de personalidade. fiz o meu e deu isso aqui:

Others see you as sensible, cautious, careful & practical. They see you as clever, gifted, or talented, but modest. Not a person who makes friends too quickly or easily, but someone who's extremely loyal to friends you do make and who expect the same loyalty in return. Those who really get to know you realize it takes a lot to shake your trust in your friends, but equally that it takes you a long time to get over it if that trust is ever broken.

tirando pelo modest, tudo bem. alguém aí quer compartilhar os resultados?

Etiquetas:

hahaha



disco do ano? sei não. mas um projeto que tem couves de Radiohead, Miley Cyrus, Lady Gaga e Chicago no mesmo disco só pode ser bom.

Etiquetas:

isso é bonito

Há 20 anos, um piquenique com grupos folclóricos e políticos do leste europeu, na fronteira húngaro-austríaca, abriu a primeira grande brecha na Cortina de Ferro entre o comunismo e o mundo livre antes da queda do Muro de Berlim.

(...)

Durante a primavera de 1989, a direção do Partido Comunista húngaro tomou a decisão de desmantelar os 246 km de cerca instalados desde 1966 entre a Hungria e a Áustria, por razões ideológicas e financeiras - a renovação do alambrado de aço custava muito caro.

Sem qualquer reação por parte de Moscou, os chefes da diplomacia húngara e austríaca, Gyula Horn e Alois Mock, oficializaram a decisão em 27 de junho, "armados" com imponentes alicates diante das câmeras na fronteira entre os dois países, enquanto o desmantelamento continuava discretamente desde 2 de maio.

(...)

"Houve rumores segundo os quais se podia chegar à Áustria a pé a partir da Hungria", em direção ao mundo livre, lembra o historiador Imre Toth.

(...)

"Prevíamos abrir as grades às 15h, mas não pudemos fazê-lo como calculamos, já que uma multidão de cidadãos da Alemanha Oriental se precipitou sobre a barreira, que cedeu às 14h57", lembra Laszlo Magas, um do organizadores do encontro.

Os guardas de fronteira húngaros, que não haviam recebido ordens de repressão, preferiram fechar os olhos e deixaram passar mais de 600 pessoas antes que as grades fossem fechadas três horas mais tarde, depois do primeiro êxodo massivo de alemães do leste para o Ocidente desde a construção do Muro de Berlim em 1961.


mais aqui.

Etiquetas:

praseodímio

dei uma passadinha ali no Senado, agora pela manhã. tinha uma reunião numa sala perto da Comissão de Constituição e Justiça, onde rolava o depoimento da dra. Lina Vieira, que era da Receita Federal. obviamente, a minha reunião foi cancelada por conta da audiência dela, então aproveitei para ir até lá ver como estavam as coisas.

numa sala lotadíssima (e olha que o Plenário da CCJ é o maior daquela parte do Senado), tinha jornalista sentado até no corredor de acesso. enquanto lá dentro o Sérgio Guerra e um outro senador do Nordeste, que não consegui identificar, trocavam farpas, lá fora onze tripês de câmaras de vídeo já estavam a postos, para filmar a saída. uma loucura... ainda bem que não tenho nada a ver com isso.

atualização (20:07): descobri que quem bateu boca com o Sérgio Guerra foi o Almeida Lima. e que o Aloizio Mercadante mandou mal, conforme pode-se conferir no material publicado pelo Reinaldo Azevedo sobre o assunto.

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 17, 2009

epa

se isso aqui se concretizar, será uma grande pena.

Etiquetas:

tango

ontem à noite assisti "Jackass 2", o filme mais nojento de todos os tempos. nojento sim, mas tem algumas coisas ali que eu adoraria fazer, como entrar em um carrinho de supermercado com um foguete embaixo e ser arremessado num lago, por exemplo. ou então soltar um pneu de trator do alto de uma ladeira.

*

mudando de pato para ganso, saiu na edição de hoje do "Wall Street Journal" que a Fiat vai produzir o 500 na fábrica da Chrysler no México que hoje em dia nos dá o PT Cruiser. isso é bom por um lado, porque em dois anos o carro pode vir ao Brasil por um valor entre 45 e 50 mil, ante os 70 que a marca italiana vai cobrar por ele a partir de outubro.

por outro lado é uma catástrofe para quem quer comprá-lo agora, já que a desvalorização será monstruosa a partir do segundo ano. eu não compro um carro pensando em desvalorizar e sempre fui contra pensar a partir disso, mas aí a situação beira o absurdo. e, se bem conheço o processo de manufatura de carros, a versão mexicana será devidamente depenada e perderá diversos equipamentos, inclusive de segurança, em relação à europeia.

e aí? compro um Fiat 500 agora ou espero dois anos para tentar um Volvo C30?

*

no sábado, enquanto tomava a Coca-Cola mais cara de Brasília, o Pedro Ivo me deu uma dica importante sobre relacionamentos, a qual vou procurar abraçar (não, não é fácil). se alguém quiser saber qual é, eu conto, mas não dá para publicar aqui.

*

espero que as coisas mudem bastante em Brasília nos próximos dois anos. nem o curso que quero fazer em seguida a esse da escola de lobistas está disponível por aqui...

Etiquetas:

domingo, agosto 16, 2009

surfe

desde 2003 ou 2004 eu sou fã do Felipe Dylon. até disse, em mais de uma vez, que queria ser o cara.

agora há pouco, assistindo ao "Pânico na TV" cobrindo um evento no Rio, o apresentador do programa encontrou o cantor na entrada. perguntou se ele queria beijar uma fã na boca, ele topou. nisso, o apresentador foi procurar umas gatinhas a dois corredores de distância e perguntou quem delas gostaria de beijar o Felipe Dylon - todas responderam que queriam. ele escolheu a mais bonita de todas e levou pro ex-rei do power pop brasileiro, que a aguardava na entrada.

e ela já chegou beijando.

Etiquetas:

ponto

Some colours are overdone and render a car uncool. People buy cars in silver because they think it’s subtle and understated — a bit of Armani rather than Versace — but it’s about as original as exposed brick in a condo.

James May, do Top Gear, põe em uma lista tudo aquilo que se deve saber sobre cool factor aplicado a carros.

Etiquetas:

Interfax

hoje cedo, em busca de algo para assistir na tevê, coloquei na ESPN Brasil, querendo saber se estava passando algum jogo da primeira rodada do Inglesão 2010. e qual não foi a minha surpresa quando vi que estava passando Lokomotiv vs CSKA Moscou, um clááááássico do Russão 2010. pois é, a ESPN tem os direitos de transmissão do campeonato russo, e eu só espero que não deixe de transmiti-los quando os outros campeonatos estiverem pegando fogo, mais para o final do ano.

achei legal assistir o jogo. além de todas aquelas placas em cirílico, que são uma excelente oportunidade para aprender na marra a transliterar pro alfabeto latino, o nível técnico dos jogos não é tão baixo quanto a ideia parece... já vi peladas piores na série A do Brasileiro ou no Campeonato Francês, por exemplo. e daqui a uma tem Spartak vs Moscou, oba!

Etiquetas:

sábado, agosto 15, 2009

coisas que eu nunca te disse #52

aumenta aí o volume:



put on your dress, white goddess
and settle in as the weather folds
our lives will be entwined, even when I die
you'll see me through till the end of time


(Ash, "A life less ordinary", 1997)

Etiquetas:

diaporama

uma dica pra quem gosta de moda (meu caso) ou pra quem tem vontade de se enroscar com uma aeromoça (meu caso): visitar o Uniform Freak, uma página dedicada a uniformes de companhias aéreas de todo o mundo. tem os lindos, como alguns da KLM e os da Delta até 1970, e os feiosos, como os da Cathay Pacific e os da British Airways.

Etiquetas:

rótulos

minhas queridas, meus queridos,

torçam aí por mim: comecei hoje a escrever os diários de viagem. preciso da torcida de vocês para duas coisas:

- para que eu me lembre das coisas que aconteceram durante a viagem; e
- para que eu não desista de escrever no meio do caminho.

na verdade, o segundo motivo até que não é tão grave, afinal de contas eu sou sueco e não desisto nunca. mas quando lembro tudo que tenho para escrever (acreditem, é muita coisa), dá medo.

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 14, 2009

v.a.

depois de um mês, voltei a brincar de dirigir rápido na zona rural de Brasília. ouvir o ronco do 1,6 16v a 5.300 rotações por minuto em quarta marcha, a 130 km/h, ouvindo um Garbage... aaaaaah, que delícia. pena os malditos pardais estarem localizados em lugares que não me deixam passar de 140 km/h, nhé.

*

na volta, no Lago Sul, algo de perder o controle do carro: na pista da direita, também dirigindo um 307, estava a menina mais bonita que já vi em Brasília. branquinha, cabelos curtos, óculos escuros bem grandes, uma cara de quem acabou de sair de um editorial da Harper's Bazaar... não, eu nunca a vi antes, não sei de quem se trata nem nada. diante disso, a única coisa que pude fazer foi dar seta para a esquerda... e ultrapassá-la, torcendo pra que um dia eu possa vê-la de novo, em condições favoráveis.

*

o chefe me manda um email direto da Argentina, falando de ventos acima de 100 km/h na estação de esqui: gente enfartando do lado dele, esquis e pranchas voando, paúra. segure-se firme, chefe. precisamos de você inteiro aqui.

*

minha mãe me falou hoje que meu pai escreveu para um amigo, editor de "O Jambeirense", prestimoso periódico que circula na cidade de Jambeiro, vizinha a Paraibuna, centro do universo. na carta, além dos habituais cumprimentos e de assuntos que fogem ao meu conhecimento, papai proporcionou ao amigo um update sobre nossas vidas, chegando ao ponto de dizer que sou "um executivo da Telerj".

tudo bem, não teve o advérbio "alto" na frente do "executivo". mas já foi mais do que suficiente para eu ficar envergonhado (daí o "v.a.", "vergonha alheia", que batiza este post).

Etiquetas:

nota

de ontem para hoje, sabe quantas horas eu dormi? treze. é, treze: dormi às cinco e meia da tarde e acordei às seis e meia da manhã, aproveitando para acabar com o sono acumulado da viagem e o de ontem, já que na quarta-feira enchi a cara até duas da manhã de quinta.

sinto-me tão bem agora...

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 13, 2009

esclerófito

"Breathe me", da Sia Fuller, bombando nos fones de ouvido. essa é uma música que descobri no Youtube, há coisa de dois meses, vendo um vídeo com cenas editadas de um filme do James Bond.

*

voltar de férias exige um pouco de tempo para se readaptar: estou fazendo tudo o que sempre fiz, mas mais devagar. e nem deve ser pela breve ressaca que curti essa manhã, afinal de contas o álcool nunca tem culpa :)

*

estava esperando um elevador agora há pouco, e outras cinco pessoas, todas de um mesmo órgão que fica no mesmo andar do meu, também. eu considero esse órgão a escória da Telerj, a ralé da ralé, e os dois elevadores chegaram juntos ao andar. eles entraram em um e eu preferi entrar no outro.

parece que estou ficando xenófobo.

*

tava conversando há pouco com @futebolamanha e ele me lembrou do mote do Gordon Gekko, do filme "Wall Street": "greed is good". às vezes eu me esqueço disso, mas é uma bela frase para usar na vida, dentro de seus limites. o curioso é que tem um conhecido que eu achava que tirava todo seu comportamento de algum filme, até que um dia uma outra pessoa falou que ele "assistiu 'O poderoso chefão' demais", e eu vi que ele se espelhava demais no Michael Corleone.

perfeito, já que eu mesmo sou filho do James Bond com a Amélie Poulain.

*

cadê o Tomás, hein?

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 12, 2009

advertência

mais um texto interessante, desta vez do "Times" de sábado passado: uma colunista chamada Ariel Leve falando sobre sociabilidade. até imprimi uma cópia pra mim, quem sabe me ajude no próximo coquetel do curso referido no post passado.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 11, 2009

horário

matriculei-me em uma escola de lobistas, para aprender sobre o ofício e me tornar um. as aulas começariam ontem, mas o medo dos porcos que espirram fez com que a coordenação da escola resolvesse adiar tudo para a semana que vem. assim, e sem ter avisado à turma do ocorrido, o coordenador do curso resolveu que haveria uma palestra sem compromisso de um lobista de responsa e um coquetel logo em seguida.

o palestrante realmente é o cara: trinta anos de experiência, trânsito fácil no meio, alinhado, de ótima dicção. ele fez uma apresentação sobre os principais desafios, requisitos e coisas inerentes à profissão, dizendo o que é preciso para se dar bem no negócio (qualquer hora eu escrevo sobre isso por aqui, já que anotei tudo), depois franqueou a palavra aos interessados.

por mais que os outros alunos tenham direito a se expressar e falem bem, detectei de cara um pequeno grande problema: algumas pessoas ali se acham. vamos ver como elas vão se comportar no decorrer do curso e em eventuais exercícios práticos, mas minha aposta é de que não vão mudar nada. fora isso, por mais que um debate de alto nível seja salutar e bem-vindo, descobri que não tenho paciência e prefiro me concentrar no que diz o palestrante. isso é um defeito, e eu preciso mudar.

logo depois, um coquetelzinho tentou fazer com que as pessoas socializassem. algumas conheciam um ou outro no meio dos colegas, eu não. e estava com uma sacola bem grande nas mãos (não confio nos estacionamentos da escola), morrendo de vontade de ir embora dali. aproveitei a saída do palestrante dali do coquetel, fiz uma pergunta a ele e o acompanhei até o estacionamento. infelizmente eu não posso publicar o teor da minha indagação e o do que me foi respondido, já que isso fatalmente me traria problemas.

estou animado com o curso, mesmo sabendo que é um passo muito pequeno para conseguir o que mais desejo: sair da Telerj no médio prazo. mas, ainda que não seja um passo grande, é um passo à frente... já é alguma coisa.

Etiquetas:

um

escrevendo sobre temperatura?

putz, isso é que é falta de assunto... ou será excesso de vontade de ver o céu cinza?

Etiquetas:

pagodão

vinte e três graus em Brasília, nesse exato momento. eu ficaria feliz se a temperatura caísse dez graus e assim permanecesse durante uns três meses.

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 10, 2009

fone

apesar do título horroroso, esse texto parece estar legal. li por cima e achei-o bem interessante. fora que ela é tudo, né?

Etiquetas:

classificados

preciso de alguém que me traduza um texto para o catalão. mas catalão da Catalunha, não da cidade goiana. tem alguém aí que saiba a língua ou que me indique uma página com tradutor eletrônico?

Etiquetas:

domingo, agosto 09, 2009

back with the killer

oi, tudo bem? acabei de chegar em casa. mas só vou escrever nisso aqui amanhã. e sobre a viagem ainda vai levar uns dias, imagino. estou há 23 horas no ar, preciso comer, banhar, desempacotar, dormir. até mais, amo vocês.

Etiquetas: