terça-feira, outubro 10, 2006

Bryan Ferry, Marlene Dietrich e os cornos do meu Brasil

dias cinzas me fazem lembrar de tempos que não vivi. com a água beijando o pára-brisa e eu experimentando aí umas dores de corno, decidi manter o "As time goes by", do Bryan Ferry. ao ler os créditos de "Where or when" no encarte, vi que havia alguém lá que tocava... ondes martenot.

o que é "ondes martenot", alguém aí sabe?

eu descobri agora na volta. "ondes Martenot" é um instrumento de oscilatória, primo do theremin. na Wikipedia ele é descrito como sendo algo pré-eletrônico, o que eu acho que não é. até desconfiava que fosse de oscilatória porque consegui reconhecer todos os outros instrumentos de "Where or when", desde a viola clássica até a harpa - mas não sabia o que era aquele "sopro" esquisito. pena que não tenha achado uma foto bonita do instrumento, inventado em 1928 pelo senhor Maurice Martenot.

*

Bryan Ferry e cornice nos levam até a faixa onze do mesmo disco, "Falling in love again" - uma das minhas pequenas obsessões. eu já sabia que a versão eternizada é a da Marlene Dietrich; tem um sotaque de dominatrix alemã tentando ser doce com a presa, ops, o cara. a versão do senhor Ferry, para além de trocar "men" por "girls", é mais suave e tem um violoncelo mixado num volume bem alto, sobrepondo-se aos outros instrumentos - isso pode ser pra compensar o menor autoritarismo de seu vocal. porque é uma música com letra forte:

falling in love again
never wanted to
what am I to do?
can't help it

love's always been my game
play it how I may
I was made that way
can't help it

men / girls cluster to me
like moths around a flame
and if their wings burn
I know I'm not to blame

falling in love again
never wanted to
what am I to do?
can't help it


só não sabia que essa música era logo do primeiro filme falado de Frau Dietrich, "The blue angel", de 1930. fiquei curioso para assisti-lo. talvez eu me desse melhor naqueles tempos...