quarta-feira, dezembro 23, 2009

Bonn

(post nascido de uma impressão tida em Deprelândia, conforme abaixo)

às vezes eu me acho um alienado. que vivo em um mundo à parte. e não, não tem nada a ver com Deprelândia: é uma mistura em partes equânimes entre uma novela do Manoel Carlos, um ambiente de funcionalismo público graduado e um show de uma banda indie qualquer (para exemplificar, tomemos os XX, atuais queridinhos da mídia). em uma cena, era como se eu tomasse café com a Romy Madley-Croft, vocalista da banda, na confeitaria Praliné, na 205 sul, enquanto falo do meu trabalho e nem reparo no ar-condicionado do lugar.

interessou? é até legal, mas tem um problema: não é real. viver no Plano Piloto faz com que a gente se esqueça que aquilo é, com o perdão da expressão, uma Bras-ilha da fantasia, algo que não guarda a mínima semelhança com a forma que as coisas no Brasil são. e eu não vou dizer que basta sair da parte central de Brasília para perceber que as coisas não são assim: nas minhas duas semanas entre Portugal e Espanha, no meio do ano, era como se fosse um spin-off da minha vida brasiliense, como se ela continuasse ali. tudo cinemático, tudo lindo, tudo maravilhoso.

mas aí eu vim parar aqui e vi como funciona: trinta e três graus à sombra, ruas entulhadas de carros, o velho tédio vazio envolvendo pessoas planas. isso parece bem mais próximo de como as coisas são do que a minha vida, isso tem jeito de ser mais tangível do que aquilo que me cerca... mas pode ser que eu esteja falando besteira.

sinto como se tivesse tido um sobressalto daquela doença que me acometeu no final do ano passado, e da qual não me sinto curado até o momento. mas como é que se resolve isso?

*

entre um e dois meses atrás eu andei pensando muito em Bonn, a ex-capital da Alemanha. tenho amigos que moraram lá, e que já me disseram que a cidade é um bom lugar para criar as crianças.

é bem verdade que eu não ando com vontade nenhuma de conversar com eventuais candidatas a mãe das minhas filhas (talvez essas, mais do que qualquer outro grupo de pessoas, e tem a ver com a doença de 2008), mas achei importante reter essa informação, e agora estou com muita vontade de conhecer Bonn. alguém aí pensando em férias para 2010?

Etiquetas: