quinta-feira, março 19, 2009

frigorífico

às vezes sinto falta de uma cidade mais espontânea, menos planejada, e penso em me mudar daqui. mas essa cidade não existe em território brasileiro: resta-me o resto do mundo para escolher. ou não, já que não consigo me imaginar falando diariamente uma outra língua que não o português. iria para Lisboa, então, e me tornaria um alfacinha. mas em que trabalharia em Portugal? não sei se por lá fazem o que sei fazer, e talvez tivesse que reaprender tudo, já que não é ciência exata.

então pensaria: será tão custoso assim falar outro idioma todo dia? difícil eu sei que não é, mas talvez cansativo. todo dia passo cerca de uma hora tentando pensar bilíngue por conta do trabalho, e por mais gostoso e educativo que seja, quando acabo é como se meu cérebro processasse uma fissão nuclear, e perco mais ou menos meia hora me readaptando. talvez eu precise de um tempo mais extenso morando fora do país e falando inglês ou eslovaco todo dia, para ver no que dá.

enquanto isso, Brasília segue sendo a cidade perfeita, a despeito da espontaneidade, dos congestionamentos, do desamor dos brasilienses casuístas. mas é aquela perfeição em que sabemos dos defeitos e amamos o todo acima de todos eles.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo declarou...

lisboaaaa

sábado, 21 março, 2009  

Enviar um comentário

<< Home