quinta-feira, novembro 12, 2009

rocket man

estava saindo de casa para ir à aula, e fui procurar algum disco que combinasse com chuva para ouvir enquanto dirigia, já que tenho dessa coisa de achar que um disco combina com determinado clima ou hora do dia. e vasculhando o iPod achei o "Honky Château", do Elton John, que eu havia baixado mas ouvido uma única vez.

não lembrei se o disco, de 1972, podia ser ouvido sob chuva e a oitenta quilômetros por hora. nem precisou: mal começou "Honky cat" e já se havia criado um clima. não consegui pegar a letra muito bem, e agora acabei de descobrir que ela termina dizendo "viver na cidade, garoto, vai partir seu coração / mas como você pode ficar, quando seu coração diz 'não'/ como você pode parar quando seus pés dizem 'vá'?".

como qualquer pessoa deveria saber, esse tal de Elton John faz umas melodias de te partir ao meio. mas assim, logo de cara, é covardia. a terceira música do disco se explica já no título, que é "I think I'm going to kill myself". mas por que, Elton? I'm getting bored being part of mankind / there's not a lot to do no more, this race is a waste of time. e eu entendi. mas ele é espertinho e pediu que a Brigitte Bardot viesse visitá-lo todo dia, para que sua vida fosse salva.

depois vem "Susie (Dramas)", e ele fala da linda e pequena Susie, uma garota de olhos negros que brinca com o coração dele o tempo todo. ela fez com que ele congelasse patinando no gelo ao lado dela e com que ele comprasse novos sapatos, mas ele não liga, porque ela está ali com ele. em "Rocket man", o sucesso do disco, a vida no espaço pode ser uma metáfora para drogas ou para o estrelato, mas o sentimento de solidão é o mesmo, seja num avião entre uma cidade e outra, seja num ônibus espacial entre um planeta e outro. and all this science I don't understand / it's just my job five days a week.

no lado 2 do disco tem "Salvation", outra puta música, e uma chamada "Amy". lembrou do Ryan Adams? bom, numa entrevista que ele deu ao Alê uns anos atrás, ele disse que adora o "Honky Château", e "Amy" tem o mesmo clima country da "AMY" em maiúsculas que está no "Heartbreaker". e esse disco do Ryan Adams, por sua vez, fez o Elton John pirar e sair de um período de oito anos sem gravar nada. é, só por causa de um disco inspirador.

e os dois até fizeram um dueto em "Mona Lisas and Mad Hatters", música seguinte, lá por 2002. o disco acaba com "Hercules", uma melodia acolhedora como um abraço e que fala sobre perder a namorada (ou paixão platônica, você escolhe) pra um bombado: and it hurts like hell / to see my gal / messin' with a muscle boy / no superman gonna ruin my plans / playin' with my toys.

acabou sendo a resenha do disco, mas o que eu queria dizer, quando pensei em escrever esse post, é que eu me senti o rocket man hoje: estava aqui mas estava com a cabeça em outro ponto do espaço, com aquelas saudades portuguesas que continuo sem saber explicar, entendendo tanta coisa que eu não entendia antes... e me sentindo sozinho, mesmo com tanta gente me ligando (hoje é meu aniversário). torço para que isso passe, mas talvez seja algo que eu simplesmente tenha que aprender a conviver.

enfim, acontece. se você lembrou que era meu aniversário e falou comigo durante o dia, obrigado. se não lembrou, não tem problema: como você já deve saber, acho os aniversários dias absolutamente normais :)

Etiquetas: