sexta-feira, outubro 16, 2009

tamarindo

mês passado abriu um restaurante novo aqui perto de casa: chama-se Pan Doo, fica na 306 sul e serve comida asiática, coisas de vários países (China, Tailândia, Vietnã e até do Japão, se você procurar). não tem página na internet, não foi divulgado em nenhum portal de gastronomia, em folhetos, nada. mesmo o letreiro na frente dele é bem discreto, e a quadra não é uma daquelas que em Brasília chamamos de "rua dos restaurantes", tal como são a 209/210, a 404/405 e a 408/409 na Asa Sul, por exemplo.

essa falta de divulgação teve um efeito poderoso em mim: fiquei com vontade de conhecê-lo. hoje, andando por ali, decidi que era hora e fui lá conferir. antes de olhar o cardápio a coisa já fluiu: o Pan Doo (percebeu o trocadilho infame?) tem um ambiente que nunca vi igual em Brasília. sabe aquela dica de insider, de um lugar que poucas pessoas conhecem mas quem conhece não larga? é esse o caso. e isso é o tipo da coisa que não existe nessa cidade no caso de restaurantes. parece aquele lugar em que você vai em qualquer momento da sua vida, porque ele sempre vai estar lá e você sempre vai se sentir bem.

pedi uma Thai beef salad, cujo nome está escrito de outra forma no cardápio. eu era o único cliente do Pan Doo naquela hora, o que confirmava a minha teoria aí do parágrafo acima, mas eu espero, de verdade, que o restaurante tenha sucesso. na hora de comer, a salada veio em boa porção, servida com dois molhos de pimenta diferente e o aviso da graduação dos gostos delas.

e o prato merece uma nota 8, especialmente quando se releva o custo x benefício do lugar. não é um prato que muda a sua vida, mas de alguma forma estar ali e comer aquilo fez com que eu me sentisse bem. para a próxima visita - que não deve tardar -, já escolhi o prato: um noodle com shiitake, cenoura e filé. mas tem altas coisas com camarão e peixe (inclusive um churrasco das duas coisas) que eu quero provar.

então é isso: se um dia o Pan Doo estourar, você pode dizer que leu primeiro aqui. se não estourar, não tem problema: pelo menos conseguiu um cliente fiel.

Etiquetas: