segunda-feira, outubro 12, 2009

being boring

(nota: esse post é um desdobramento do anterior)

já tem uns cinco anos que a minha lista das três melhores músicas pop da história não é alterada. "Time has told me", do Nick Drake, é a melhor, com "Step on me", dos Cardigans, em segundo, e "Being boring", dos Pet Shop Boys, em terceiro. a lista está assim desde que conheci a primeira, na verdade.

como o Nick Drake morreu em 1974 e os Cardigans não tocam "Step on me" em suas apresentações há dez anos, o show de ontem dos Pet Shop Boys era a única oportunidade possível de ouvir uma dessas três ao vivo, pelos seus compositores. por ser um clássico da banda, eu sabia que ela entraria no setlist, mesmo tendo quebrado o que seria uma sequência de quatro primeiros lugares da dupla inglesa nas paradas de sucesso de seu país - "Being boring" foi apenas a vigésima entrada no chart britânico quando foi lançada.

só que a partir daí começou uma espécie de culto a ela. não sei se o vídeo do Bruce Weber teve algum papel nisso, mas acho que não: para mim, o fato de ser a primeira música melancólica dos Pet Shop Boys é que foi fundamental. em meio a tanto hedonismo e loucuras noturnas, era uma canção para tardes frias e com clima de despedida. uma vez eu disse que era a melhor música para dar adeus a alguém, e de fato é. na minha vida, ela marca a transição do colegial para a faculdade, e traz consigo uma série de coisas, mas três delas são especiais:

- a mudança da minha turma de amigos;
- a descoberta de que escrever é uma das coisas mais importantes da minha vida; e
- Brasília.

com isso, claro que a minha expectativa por ouvir "Being boring" era a maior do mundo ontem. quando os Pet Shop Boys deixaram o palco, antes de voltar para o bis, o Otto veio me dizer que eles não tocariam. e eu disse a ele que seria a primeira da volta, porque o clima melancólico provocado pela iminência do fim do show estava criado - e realmente foi a primeira do bis. Neil Tennant não fez playback, o arranjo estava um pouco mais lento e um pouco diferente, mas isso era o de menos.

tremendo um pouco, cantei a letra toda em voz alta. pode parecer besteira, mas só eu sei o quanto essa música representa alguma coisa para mim. e sei que o Otto também é fã dela, era a música que ele também queria ouvir. e assim que o refrão voltou na parte final, a menina mais bonita da Telerj apareceu na minha frente e eu ganhei um abraço dela, que estava assistindo também. sem saber o que dizer, apenas disse que essa era uma das músicas mais bonitas da história. achei legal que isso aconteceu bem em "Being boring", queria até que fosse um sinal, mas não é.

depois disso veio "West end girls" e mais uma, antes de tudo acabar e eu ir lá conversar com a moça com mais calma e ganhar outro abraço dela e um "bom te ver". se ela soubesse do timing...

Etiquetas: