sábado, julho 05, 2008

falha 2

(no médico)

"- e o que é isso que você está sentindo?"
"- é uma vergonha, doutor."
"- sim, mas o que é?"
"- aconteceu o seguinte: ano passado eu mastiguei algo que não queria comer e, ao invés de engolir ou devolver, eu fiquei com aquilo atravancado na garganta. e ao invés de tomar um simples copo de água ou de ir ao pronto-socorro, eu mantive aquilo na garganta e me mexi até que o alimento se desintegrasse."
"- meu Deus..."
"- pois é."
"- e o que aconteceu?"
"- passei meses desse jeito, mas isso acabou me alimentando e me fazendo bem. achei inacreditável, mas foi o que aconteceu."
"- hum. e aí, qual é o problema?"
"- então eu voltei ao restaurante onde comi esse prato e contei a história toda. o dono do restaurante riu e disse que o desfecho da história, a minha reação... aquilo tinha sido a melhor coisa que ele havia ouvido. daí eu comi o mesmo prato, e pareceu bem mais gostoso."
"- era um restaurante caro?"
"- era."
"- e você gostou, então?"
"- eu comi outras vezes, e percebi uma coisa: o prato vai melhorando a cada nova visita, e sempre que eu me lembro do episódio em que ele ficou na minha garganta ele fica ainda melhor."
"- hum."
"- é psicológico, doutor. eu sei que é. meu estômago sozinho não faria isso."
"- de fato. e isso, como está hoje?"
"- aí é que está o problema."
"- o que aconteceu?"
"- eu fui a outro restaurante e comi algo que também não queria comer, e aconteceu a mesma coisa: entalou na garganta. não sei se o senhor percebeu, mas a minha voz tá um pouco diferente..."
"- ... é, está, já ia te perguntar disso quando fosse te examinar. e o que você vai fazer com isso?"
"- a mesma coisa. vou me mexer até aquilo se destruir dentro de mim e me alimentar."
"- mas compensa fazer isso?"
"- sempre que eu estou com isso na garganta eu penso que não. quando se desintegra eu passo a pensar que sim e me sinto feliz."
"- e por quê você não pode engolir isso?"
"- porque é grande demais para descer pela minha garganta."
"- então devolve."
"- não posso, isso seria fraqueza demais."

Etiquetas: