sexta-feira, janeiro 23, 2009

Györ

no final de novembro eu falei aqui sobre os erros na estratégia da Audi no Brasil. preços altos, divulgação ao público errado, burocracia nas decisões, coisas calamitosas. e essa semana saiu o resultado das vendas deles no país em 2008: foram 1.427 carros no ano todo, contra 2.258 no ano anterior. e isso mesmo tendo reduzido o preço do A3 no fim do ano, às custas de depená-lo de equipamentos, além de terem um produto novo: um A4 que tem R$ 70 mil em opcionais (!!!). foi só essa semana, quatro meses depois de o carro ter chegado ao Brasil, que vi o primeiro A4 desta nova geração. e nem tinha sido vendido ainda... era uma unidade de test-drive da Brasal.

nada indica que em 2009 a Audi vá ter dias melhores no país: as margens de lucro continuam irracionais, o fato de o A4 ter crescido em tamanho não vai ajudá-lo a tirar vendas do starlet da categoria, que é o Mercedes-Benz C200K Avantgarde (ou o Classic com a frente dele, o que tem rolado aos montes). o A6, em meia-vida, vai continuar apanhando do CLS, e não rola nem um roadster para desbancar o SLK como sonho da moçada. pior de tudo, quem é que compra um Q7 quando se pode pegar uma Range Rover Sport (menor, mais ágil, mais bonita e mais econômica) ou uma Cayenne (que é um Porsche)?

o pior de tudo é que eu sei uma boa tática para a Audi vender, digamos, o triplo do que vende. mas só falo se eles me pagarem.

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