sexta-feira, janeiro 09, 2009

1982

conversando sobre provincianismo com a Lisa me bateu o insight: a única cidade cosmopolita que o Brasil já teve foi o Rio de Janeiro, até 1982. aí naquele ano duas tragédias se abateram sobre a cidade... a Air France parou de voar com o Concorde para lá e, pior de todas, deu Brizola nas eleições. lendo o que o Rafael escreveu sobre a cidade, então, tive certeza.

aí fica a pergunta: o Rio deixou de ser cosmopolita? sim e não. parece que um pouco do complexo de inferioridade que o resto do país sente influenciou a cidade, e a situação de segurança pública ajudou. mas andando no Leblon, como me disse o Craudio esses dias (e eu sempre sinto quando estou lá), parece que é 1973 de novo. o cool factor de lá ninguém tira, a sensação que se tem não só lá, mas em Botafogo, em Copacabana, em Ipanema e em algumas outras carioquices, é de que estamos em um lugar cosmopolita.

pena que aí a Ilha do Governador e a Rocinha me puxem para o outro lado dessa dúvida.

Etiquetas: