quarta-feira, janeiro 16, 2008

apresuntado

a história do dia (com um mês de atraso, reconheça-se) vem do Daniel Gallas, do blog da BBC Brasil sobre Londres:

Spam Party

Tudo começou com um e-mail inofensivo da área de tecnologia da BBC informando que um serviço anti-spam da empresa entrara em manutenção para investigação de uma pane e que um servidor alternativo seria colocado em ação.

Não entendeu? Nem eu. Apaguei e continuei trabalhando.

Alguns minutos depois, recebo outro mail de um dos mais de 26 mil funcionários da BBC: "Porque estou recebendo isso?" E na seqüência, mais um punhado de mails com alguma variação da mesma pergunta.

No décimo mail, a explicação: estávamos todos em uma lista de avisos para funcionários da BBC com sobrenomes que começam com as letras G, H, I e J.

Ironicamente, o serviço anti-spam deu início a uma série de e-mails indesejados (ou seja, spam) de funcionários reclamando sobre... o recebimento de e-mails indesejados (pasmem, spam!).

Eu acho que a coisa começou a sair do controle lá pelo décimo sexto e-mail, quando um funcionário do escritório em Belgrado, na Sérvia, mandou a seguinte mensagem: "Eu apenas acho que todos gostariam de saber que está frio aqui e que tem uma banda cigana tocando".

Foi o divisor de águas. A partir de então, nos dividimos em dois grupos: os funcionários de G-J que estavam irritados com a proliferação de bobagens e os G-J que estavam(os) gostando da brincadeira.

O segundo grupo inclusive começou a planejar a Primeira Festa de Natal dos Funcionários Espameados da BBC com Iniciais de G, H, I e J.

Aqui estão alguns dos mais de 100 e-mails que recebi de funcionários da BBC - desde um correspondente de automobilismo na China à uma diretora de um seriado de televisão de ficção científica, aqui em Londres:

- "Alguém quer tomar uma cerveja hoje?"
- "Parece uma boa, especialmente com uma banda cigana tocando no fundo"
- "Estou me sentindo um pouco frágil hoje de manhã depois da festa de Natal de ontem, então talvez tenha que tomar uma cerveja outro dia."

- "Posso trazer tortas de frutas?"
- "Desculpa perturbar todos, mas eu gostaria de uma torta de frutas, porque hoje é meu aniversário."

Etiquetas: