quarta-feira, dezembro 12, 2007

ostras

estive ontem na Câmara dos Deputados, acompanhando uma audiência pública sobre um assunto que interessava à Telerj. pelo menos no nome e na intenção. ela foi realizada num plenário que leva o nome do maior funcionário público do Brasil, o meu ídolo Roberto de Oliveira Campos. para quem não sabe (e se lê o meu blog, já deve estar calvo de saber), o mestre foi senador, embaixador do Brasil nos EUA e no Reino Unido, foi fundador do BNDES e o primeiro ministro do Planejamento do país - e o único que realmente planejou alguma coisa, tendo sido de vital importância para o governo do melhor presidente da história, o general Castello Branco.

mas, a julgar pelo nível do debate na audiência de ontem, Roberto Campos ficaria muito triste em ver a que ponto chegamos. ao invés de tratar do interesse público, o que se vê é o seguinte:

- deputados chamado representantes de grandes empresas para falar de problemas pessoais que tiveram ou têm com os serviços destas;
- despreparo técnico, por parte dos parlamentares, para tratar de assuntos que movimentam bilhões de reais todo ano, com tendência de altas galopantes;
- despreparo técnico por parte da Telerj, já que nosso representante - que, cá entre nós, nem era da patente mais alta, embora seja um técnico de altíssima qualidade - conseguiu se confundir ao tentar explicar aos deputados uma questão aparentemente simples;
- uma crocodilagem sem tamanho dos assessores do representante da Telerj, que foram embora antes de a audiência se encerrar, deixando o pobre coitado sem resguardo. ademais, quando ainda estavam lá, não fizeram nenhuma intervenção que se pudesse tratar importante - e havia espaço para algumas.

uma tristeza, daquelas que dóem na alma. mais triste ainda foi, da minha parte, não ter tido tempo de entregar meu cartão de visitas a algumas pessoas que por ali estavam e que me interessava bastante que estivessem no meu círculo de contatos. mas elas estarão, logo logo. o meu trabalho é pra isso mesmo, no final das contas.

Etiquetas: