quinta-feira, novembro 02, 2006

before sunset

inaugurei meu aparelho de DVD assistindo "Antes do por-do-sol". lembro que vi "Antes do amanhecer" num Intercine da vida, acho que em 1999, aquele que foi o pior ano da minha vida. e lembro também que o filme me deu esperanças de um dia aquilo acontecer comigo também - esperava eu que por mais de uma noite.

o tempo passou e deu pra ver que as coisas não são bem assim. tudo bem. então quando saiu "Antes do por-do-sol" e eu soube do roteiro e de como as coisas tinham chegado ao filme, gostei de uns detalhes, mas não corri desesperado para assistir. Ethan Hawke é, até onde sei, um dos cânones da Oscaraémalaco, fraternidade à qual tenho a honra de participar (ao menos acho que participo, in fact). então, tirando pelos cornos que ele deu na Uma Thurman, qualquer coisa que ele faz é de se aplaudir.

bom, "Antes do por-do-sol" é um filme legal, que começa péssimo, com as besteiras que o Jesse, personagem do Ethan, fala na livraria onde está lançando seu livro sobre aquela noite. é de constranger qualquer brasileiro, assim como a camisa social que ele está usando. e depois vai melhorando até chegar à melhor cena, onde a Céline, interpretada pela Julie Delpy, começa a ser sincera, dentro de um Peugeot 807 - se o filme fosse apenas esta cena, seria nota dez.

no final, apesar do jeito como as coisas acabam, eu saí meio desanimado e não sei explicar porquê. talvez pelo tempo perdido. é só um palpite, mas receio que se um dia eu tiver a resposta, será tarde demais.