segunda-feira, maio 15, 2006

riot
nunca um nickname meu no MSN foi tão polêmico quanto a frase que coloquei lá hoje: "e aí, paulistada, ainda vão detonar o Rio mesmo? pfff".

desde que descobri que o Rio era maneiro (três anos atrás?), defendo a cidade quase como se fosse Brasília. com um agravante: Brasília tem um excelente governador, é uma cidade segura e tem um trânsito civilizado. o Rio, coitado, tá faz oito anos nas mãos do pior populismo, há vinte e oito nas mãos do crime organizado e há quarenta e oito com um trânsito que faz de você um alvo vivo quando atravessa a rua.

mas as duas cidades têm pontos em comum: esbanjam charme e aquele savoir faire que São Paulo, por exemplo, nunca terá. aquele mito de que em SP se trabalha e no Rio se curte? balela, depois daquela pesquisa do IBGE dizer o contrário. e se alguém aí reclamar que no Distrito Federal não se trabalha, que veja as taxas de crescimento e o PIB per capita daqui - semana de três dias aqui é só pra parlamentar.

é claro que o que tá acontecendo em São Paulo é vacilo demais - minha irmã mora na capital e minha família no interior, num rancho chamado Deprelândia. é claro que em São Paulo existem pessoas legais e que sabem que o mundo vai além de Ferraz de Vasconcelos. mas pra quem sentou no rabo durante tantos anos pra falar da cauda carioca, essa história toda no mínimo soa como um payback.