quarta-feira, janeiro 06, 2010

estifnato de chumbo

oi, tudo bem? hoje passei por uma ressonância magnética, no final da tarde. meu ortopedista solicitou, para ajudar no diagnóstico do que há com a minha coluna. nunca tinha feito uma, mas como já dizia aquela música do Ben Folds Five, there's a first for everything. saí do trabalho e fui até a 613 sul, num centro médico ao lado do Iesb, para fazer o exame. mandei uma mensagem para o Lúcio, que também anda apanhando das costas, contando, e ele respondeu "a seco? sem nem um sonífero?". achei estranho...

chegando lá, me deram uma roupa especial, pediram para trancar minha roupa e meus objetos pessoais num armário... e entrei na sala. lá dentro, deitei-me, ouvi algumas instruções sobre a postura e ganhei algodão para os ouvidos, depois de saber que a máquina faz barulho... e não é pouco. quando comecei a entrar na câmara, gritei "FULL BODY SCAN", uma das frases repetidas à exaustão no "House". o cara que estava no comando riu e falou "é, isso mesmo", enquanto eu entrava.

não tem muito espaço para se movimentar lá dentro, e nem é para se mover mesmo. segundos depois de entrar, começou o barulho infernal: uns kling-klangs que parecem solo de guitarra dos Strokes - é ruim, mas de alguma forma você já se acostumou. e fica assim durante vinte minutos, com pausas silenciosas de quase um minuto a cada vez que você desliza um pouco para frente ou para trás.

numa dessas pausas eu me levantei e olhei a mesa de operações do aparelho de ressonância magnética, lá atrás: só deu para ver metade da cara do gente boa que estava no comando. por volta da metade do exame eu adormeci, e foi um sono levinho, de cerca de dez minutos, bom para abstrair da situação. só acordei quando comecei a ser puxado para fora da máquina, onde uma moça me esperava. fiquei surpreso de ter sido tão rápido, já que o primeiro técnico disse que eram quarenta minutos, e não vinte.

na saída, liguei para o Lúcio e contei como foi, enquanto ele me atualizou com os últimos fatos envolvendo a coluna cervical dele. hipocondríaco é assim mesmo, uma grande rede de contatos e de trocas de experiência médica, hahahahahaha...


p.s.: "estifnato de chumbo" nada tem a ver com esse exame. só está aí porque eu precisava de um nome para o post e foi o primeiro que me ocorreu

p.p.s.: a ideia de gritar "full body scan" foi sugestão do Pedro.

Etiquetas: