segunda-feira, outubro 06, 2008

how I learned to love the bootboys

(esse post é dedicado aos meus amigos da XP Investimentos de Brasília, a melhor orientação que alguém pode sonhar em ter)

então hoje os mercados internacionais caíram, certo? alguém na Ásia soltou um flato, o pessoal da Europa ao invés de tapar o nariz decidiu sair gritando "o horror, o horror" e, quando viram, o mercado brasileiro estava num esqueminha shitfan. em dez minutos de pregão, a Bovespa caía 10% e o disjuntor (circuit breaker, se você for metido a jornalista de finanças: o termo é emprestado da fiação elétrica, referindo-se ao dispositivo que desarma a rede elétrica em caso de curto-circuito) foi acionado.

e antes do meio dia, com uma queda de 15%, o disjuntor de novo entrou em ação. o horror? longe disso, a festa estava só começando. mandei 750 reais para minha conta na corretora e liguei o home broker - era horário de almoço, tranqüilo. comecei a analisar as ações que acompanho e vi uma coisa: a Parmalat (MILK11) valia R$ 0,24 no fundo do poço.

o que significa isso? simples: para ela, qualquer aumentozinho de R$ 0,01 representava cerca de 4%. subindo míseros três centavos, eu teria 12% de ganho. decidi comprar três mil delas por R$ 0,24 e já deixei pronta uma ordem de venda por R$ 0,29. na hora em que os negócios se reiniciaram, tudo estava no fundo do poço. qualquer aumento nesta ação já seria significativo. e ela realmente chegou a R$ 0,29 - chegou até a R$ 0,31, mas eu vendi por vinte e nove mesmo, embolsando R$ 140 líquidos.

como eu tinha certeza de que alguma coisa subiria? eu não tinha. mas se por um lado os investidores de países de primeiro mundo odeiam uma insegurança que bata em seus países (teorema), brasileiro adora uma pechincha (corolário), razão pela qual apostei em uma diminuição da queda.

com a Parmalat vendida por R$ 0,29, passei a procurar outra oportunidade. a Bovespa caía 12%, o que ainda era uma tragédia, mas uma hora antes ela caía 15%, então havia quem quisesse se aproveitar. e então vi os papéis da MMX Mineração, a do Eike (MMXM3), em queda livre: -34%. nesta hora, procurei meu corretor e perguntei se havia alguma má notícia sobre a empresa, alguma nova investigação em curso ou alguma desgraça que afetasse todas as mineradoras nesse nível. como já era de se esperar, nada. a Vale, por exemplo, caía "apenas" 17%.

então por quê a MMX caía tanto? ataque especulatório, suponho... e isso fez com que suas ações estivessem assaz baratas, tipo merreca mesmo, e peguei os R$ 750 iniciais mais R$ 90 do lucro para comprar 200 ações da companhia a R$ 4,20 cada. considerando que na abertura elas valiam cerca de R$ 5,70, havia um campo enorme para recuperação.

mas ela começou a cair, até bater em R$ 4,00. não me dei por vencido e coloquei uma oferta de venda: R$ 4,99. no final do pregão, com os preços baratos, começou a chover gente ali na horta. só fui vendo os papéis subirem, de dez em dez centavos, chegando em R$ 4,99... para logo em seguida cair. e nisso a minha ordem de venda foi executada e eu embolsei mais R$ 160 líquidos.

desse jeito, com dois negócios levei R$ 300. pouco? pouco. mas considerando que empatei apenas R$ 750, isso representa 40% de lucro, em um dia em que as manchetes foram unânimes em dizer que era um dia negro para a bolsa. até foi, mas depende muito do lado em que você estava. tenho plena consciência de que isso não vai rolar sempre, mas são histórias como a de hoje que mostram um lado bonito do capitalismo: enxergar, no meio de uma crise, oportunidades legais para se desenvolver. e amanhã eu quero mais.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Carol declarou...

Esse seu post sobre mercados me deprimiu, principalmente pq eu não entendo nada sobre ecomonia (disse a filha do economista...)

Bjos

terça-feira, 07 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo declarou...

faz muito tempo que eu falo que vou estudar o funcionamento do mercado de ações, mas até hoje nada...essa era a hora de investir...mas esse seu post me motivou a encarar o assunto. alguma indicação de leitura?

terça-feira, 07 outubro, 2008  
Blogger lisa declarou...

esse menino é um orgulho!
será ele o nosso buffett??
hahaha.
depois que li esse seu post, me lembrei da coluna do gaspari nesse último domingo na folha. c viu? se não, dá uma corridinha lá.
beijoca!

quarta-feira, 08 outubro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home