sexta-feira, março 30, 2007

maconha

Senador discursa contra empresa que não existe

O líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (AM), acabou cometendo uma gafe em Plenário, iludido por um site fictício da Internet. Na última terça-feira, ele criticou a empresa Arkhos Biotech, supostamente com sede nos Estados Unidos, por propor que a Amazônia fosse internacionalizada e passasse ao controle privado. O senador classificou a proposta de "extremamente grave" e lamentou a "declaração ofensiva ao Brasil".

Mal sabia o senador que a Arkhos é na verdade uma criação publicitária do Guaraná Antarctica. Em nota a assessoria de imprensa da empresa disse que aderiu a uma ferramenta de marketing ainda pouco explorada a "alternate reality games", conhecida como ARGs. Para isso a empresa criou um site que desafia os consumidores a desvendar a fórmula secreta do Guaraná.

O jogo tem uma empresa vilã que se chama Arkhos Biotech, que deseja transformar a Amazônia em uma reserva sob controle privado. A empresa parte do jogo virtual tem até mesmo um site próprio na Internet, em língua portuguesa.

Esta perfeição de detalhes acabou pregando uma peça no senador Arthur Virgílio. Segundo a assessoria de imprensa de Virgílio, quando foi informado sobre a verdadeira identidade da Arkhos Biotech, o senador achou graça do equívoco, que considerou "um mico". O senador ressaltou que o dever dele é defender a Amazônia e que propostas como esta já foram discutidas em outras ocasiões.