segunda-feira, janeiro 08, 2007

mandarim

passo nos correios à hora do almoço para despachar um envelope para São Paulo. na fila do atendimento, uma senhora segura uma sacola enorme em cor sépia, com um desenho estilizado da foz do rio Pérola. embaixo, a legenda bilíngue inglês-chinês: "People's Republic of China". em poucos instantes ela está despachando a sacola para algum lugar (a China, talvez), e então me dou conta de que estou longe da China.

*

horas depois, começa a escurecer em Brasília. nenhum avião sobrevoando meu bairro, nenhuma catástrofe anunciada. um pequeno senão ao meu redor: meus amigos me dizem que tenho fibra. tomara que seja verdade. e inconscientemente abro uma música para dar adeus ao dia e bom-dia à noite: "Simon", do Suede. ela foi escrita em 2001 para um filme chamado "Far from China", e eu não faço idéia de qual o plot dele ou nada do tipo. e então me dou conta de que realmente estou longe, muito longe, da China.