terça-feira, novembro 28, 2006

fim

toda vez que eu entro num fórum e, especialmente, na Justiça Federal de Brasília ou no Tribunal Regional Federal, é como se tivesse morrido um pedaço de mim.

dos grandes.

eu odeio fórums, odeio trâmites burocráticos, odeio entrar em agências da Caixa, recolher DARFs e outras coisas. odeio qualquer coisa que não possa ser paga por cartão, tirando a Pizzaria Dom Bosco.

é constrangedor ver a choldra advocatícia tão mal-vestida, dando carteirada por aí com seu plastiquinho da Ordem. é ridículo ver que existe uma associação de advogados que atuam em tribunais superiores, bem como é ridículo ver que existe um sindicato da categoria.

a cada vez que pego um processo, é como se estivesse desperdiçando minha vida. a parte legal do direito é a negociação: a partir do momento em que aquilo é codificado, vira uma merda. sim, eu não gosto de palavrões, mas direito codificado é uma merda e é por isso que eu gosto tanto da Common Law anglo-saxã. o tal do direito codificado emburrece, distorce, destrói.

bem como toda aquela papelada. e como todo o ordenamento jurídico brasileiro.