sexta-feira, abril 07, 2006

resgate
fui ao aeroporto Juscelino Kubitschek na terça à noite, com o Lelo, pra tentar achar um exemplar de "O dia", que fez uma matériazinha esperta sobre o livro do Lennon, como mencionado aqui neste blógue uns dias atrás. infelizmente, a banca local não tinha o jornal e eu fiquei sem - precisava de pelo menos dois, um pra mim e outro pro Alexandre. na saída do aeroporto, indo da área coberta para o estacionamento, achei um carrinho de bagagens com um livro na cestinha. era "Fortaleza digital", do Dan Brown. não li o "Código da Vinci" nem tenho vontade, mas ali, olhando o livro abandonado, cheguei a pensar que se tratava de bookcrossing, aquela parada em que você dropa um livro, dando as coordenadas, e outra pessoa vai lá e o pega, como forma de promover um intercâmbio cultural anônimo e dividir com as pessoas, sem pedantismos, aquilo que você gosta.

mas será que um adepto do bookcrossing leria Dan Brown? provavelmente não, então aquilo parecia simplesmente um livro abandonado a esmo. dentro dele, uma folha com informações sobre um vôo, possivelmente o da proprietária do livro: ela vinha de São Luís para cá. e essa folha acabou se tornando mais interessante pra mim... comecei a imaginar quem seria essa pessoa, quantos anos ela tinha, o que veio fazer em Brasília, por quê comprou esse livro, por quê o largou, etc. dava uma outra trama, talvez até de qualidade superior à do livro abandonado. de toda forma, peguei o livro e trouxe-o para casa, onde deixei com o Lelo, que provavelmente não o vai ler. caso isso se concretize, vou eu mesmo ler o "Fortaleza digital" e, gostando ou não, abandoná-lo-ei em algum lugar da cidade.