terça-feira, abril 04, 2006

crime e castigo
estava ali na livraria do Terraço Shopping, matando tempo, quando uma imagem no televisor da loja me chamou a atenção: uma bela loira a cantar alguma coisa num concerto. dois segundos depois, vi que se tratava da Bianca Jordão (escrito errado mesmo: aqui não há espaço para numerologia), cantora do Leela, destruindo "Vamos fazer um filme", da Legião Urbana, uma das músicas que me salvou a vida em 1998.

descobri, então, que estive no inferno por cerca de seis segundos, o tempo que a nada talentosa garota demorou para cantar o verso "e no meio de uma depressão", um dos últimos da letra. porque eu realmente tive uma depressão por seis segundos, dado o desprezo que a moça imprimia às belas palavras do Renato. uma coisa é você descaracterizar uma canção clássica, e outra, bem diferente, é transformá-la em lixo - o Leela fez isso com "Vamos fazer um filme".

seria digno do poder judiciário brasileiro ignorar a cena, sem pensar sequer num castigo para a moça. e eu achei um, como descrevo abaixo.

*

rolou um poste hoje cedo sobre "Can't get you out of my head", da Kylie Minogue. um pressentimento de que hoje o dia é do pop feminino. depois que saí da livraria e pus-me a matar tempo na porta do shopping centre, lembrei-me de quando voltava do aeroporto para casa, no começo do ano, depois de embarcar minha irmã de volta para São Paulo. sem nenhum cd interessante à mão, liguei na Antena 1, e peguei "I'll stand by you", dos Pretenders, sendo executada desde o começo.

sempre achei essa música muito bonita, desde que a ouvi pela primeira vez, no meu LP da trilha sonora da novela "A viagem", essa do Vale a pena ver de novo. mas fui ouvindo e prestando mais atenção na letra. acho que coincidiu de eu estar fragilizado na hora, mas o fato é que eu fui do balão do aeroporto até a EPTG chorando ao som dessa música, e com a certeza de que é uma das músicas mais bonitas que conheço... como provam os trechos abaixo:

nothing you confess
could make me love you less

(...)

if your mad, get mad
don't hold it all inside
come on and talk to me now
but hey, what you've got to hide
I get angry too
but I'm a lot like you


dessa forma, um bom "castigo" para o "crime" da Bianca Jordão seria forçá-la a ouvir uma coletânea dos Pretenders que tenha "I'll stand by you" - quem sabe assim ela tomasse vergonha na cara.