quinta-feira, março 09, 2006

potássio
Modern Lovers - "Hospital"

maquiagem, por favor. eu preciso me sentir bem nos próximos dias, mas não tem funcionado. então me cubram com algo para a minha pele, de modo que eu disfarce meu cansaço e minha apatia com um sorriso e uma pele brilhante, ma non troppo. um tratamento de choque me aguarda, uma vida supostamente diferente logo depois. "mas cansado de quê, se você não faz nada?", perguntaria meu pai. assim que eu me recuperar, explico para ele.

*

Frank Sinatra - "The shadow of your smile"

não basta você existir. não, você não está satisfeita. tem de mostrar que existe, tem que desfilar sua carência para mim e para tantos outros, tem que se dizer em dúvida de algo que nunca teve tanta certeza de que não acontece. tem que colocar sua sombra no meu encalço, sorrindo para mim no retrovisor do carro enquanto volto pra casa à noite. tem que jogar na minha cabeça o ônus da culpa, tem que se fazer sentida e fazer com que eu passe mal a cada vez que escuto falar de ti. então tá.

*

Sestine - "Mentiras certas"

uma das minhas palavras preferidas em inglês é "lame", que o Michaelis traduz assim:

lame [l¢eim]
adj 1 manco. 2 imperfeito, defeituoso. 3 pouco convincente. "a lame excuse" uma desculpa esfarrapada. "lame duck" político que tinha um mandato e não conseguiu reeleger-se.


eu poderia dizer que não consegui me reeleger com você e que por isso sou um lame duck, mas você me deu umas lame excuses, então somos ambos mancos, imperfeitos, defeituosos, pouco convincentes. maus atores, como diz a música. se nossa interpretação é tão pouco convincente para que algum sentimento surja, deveríamos pelo menos nos contentar com um Oscar.

*

Wayne Shorter - "Tom thumb"

um iceberg de gin-tônica à mão. palavras anotadas à tinta preta num guardanapo dentro do bolso do paletó. hoje você não escapa. de um copo para outro, de uma mesa para outra. o volume do saxofone da banda aumenta, a iluminação do ambiente se mantém, minha pressão cai mais que dólar em dia de anúncio de resgate de dívida: você chegou. pareço um long play de 33 rotações sendo executado numa vitrola a 78 giros. vamos, me execute. basta olhar para mim. c'mon, nunca foi tão fácil. e talvez, por isso, tenha-lhe perdido a graça. preferia que as coisas chegassem a um fim hoje, mas aí não seria você, e não seria eu. mas eu disse lá em cima que estou cansado, então estou indo embora. arrivederci, amore mio.