sábado, janeiro 31, 2009

delírio

à tarde consegui baixar, sem nenhuma dificuldade, o "Performance", o melhor bootleg do Suede, bem aqui. quem é fã da banda e não conhece tem que ouvir agora mesmo: ele é de uma apresentação em fevereiro de 1994, a penúltima com o Bernard Butler na guitarra. na época, ele e o Brett Anderson já não se suportavam mais, então cada dia era uma tensão, cada concerto era uma prova de fogo.

neste aqui, a banda tocou quatro músicas do "Dog man star", que só seria lançado oito meses e uma separação depois: "Trashy" teve parte da letra mudada e virou "This Hollywood life"; "We are the pigs" ficou quase igual; "My heroine" perdeu o pronome possessivo e "Losing myself" teve alguns trechos alterados e se tornou "New generation". e o resto do show também é de arrepiar: inacreditavelmente, eles começam os trabalhos com "Pantomime horse", uma balada que ficava no meio do set, e terminam com "Stay together", o single de dia dos namorados que sairia três dias depois - uma semi-inédita, portanto.

passei boa parte do final da minha adolescência em busca desse disco, e ganhei uma cópia em cd-r dele no dia da apresentação do Belle & Sebastian no Free Jazz, em 2001; infelizmente o disquinho estava bem arranhado e não deu para ouvir tudo... mas o que consegui ouvir me deixou alucinado. se um dia aparecesse o cd prensado na minha frente, juro que eu pagaria trezentos reais por ele. enquanto isso, baixe aí as mp3 e ouça alto.

*

aí para completar resolvi baixar cinco discos de uma só vez, agora à noite: as estreias homônimas de Friendly Fires e Glasvegas, o novo do Franz Ferdinand, o novo do trio Peter, Björn & John e o "First impressions of Earth", último dos Strokes. os quatro primeiros são para me atualizar, já que trabalhar com o seu Ribeiro tem dessas coisas e até agora eu não ouvi nenhum dos discos; já o dos Strokes, que eu ouvi na época e achei uma chatice, terá uma segunda chance.

e a partir da segunda-feira, todos os discos mencionados neste post, mais o "Wish you were here", do Pink Floyd, estarão no computador da Telerj, para me acompanharem na neurose que vai ser voltar ao trabalho pesado menos leve.

Etiquetas: