terça-feira, agosto 14, 2007

recorte

dia desses eu tava conversando com a Lucia e me ocorreu uma coisa: eu estudei tanto o mercado automotivo que, se morasse na Europa, ofereceria meus préstimos de consultor automobilístico pessoal.

explico: eu sei, basicamente, olhar pra uma pessoa e dizer que carro ela precisa e que carro combina com ela. no caso da Lucia, por exemplo, mandei na lata: Lancia Ypsilon, smart forfour (grafa-se o nome do carro e da marca em minúsculas) ou o Renault Twingo II. ela amou os dois primeiros.

no meu caso, estive pensando aqui, o meu carro ideal, dentre as opções disponíveis na Europa hoje, é o Volvo C30. aí vem a explicação:

- sou solteiro e sem filhos, ou seja, carros do segmento M1 (e superiores), bem como minivans, estão descartados;
- sedãs derivados de carros médios costumam padecer de falta de personalidade;
- peruas (carrinhas, se você for português, ou caminhonetes, se você for a Liv) são extremamente estilosas, mas acho que só vale a pena ter uma se tem-se mais de trinta anos (ou mais de dois filhos);
- existe a possibilidade de eu usar o carro para viajar, então os citadinos estão descartados;
- por ser funcionário público, uma profissão cujo glamour é zero, conversíveis (descapotáveis, se você for o João Martinho) também estão descartados.

dito isso, tem-se, por eliminação, os grupos de veículos que servem ao meu propósito. neste caso, quatro: hatchbacks médios, notchbacks médios, esportivos e esporte-utilitários pequenos. aí vem o fato de que minhas três preocupações principais com carros são, na ordem: bom acabamento (o que exclui carros orientais), segurança (o que exclui esporte-utilitários) e desenho (o que exclui novamente os orientais e boa parte dos americanos).

no final das contas, as campeãs do bom acabamento são, na minha opinião: Lancia, Volvo, BMW, Mercedes-Benz, Citroën, Ford e Saab. dessas sete, a Saab, a Lancia e a Mercedes-Benz logo caem fora porque não têm modelos em nenhum segmento acima. a Citroën tem o C4, mas é um carro não consegue me deixar apaixonado, assim como o Focus II, mas a Ford continua no páreo. sobram, assim, três marcas: Ford (com o Mondeo notchback), BMW (com o série 1 de duas portas) e Volvo (com o C30 e o S40). como Brasília está começando a ser povoada por bodinhos que têm um série 1, ainda que o de quatro portas, ele perde pontos; e o Volvo S40, presença mais rara, pareceu-me um pouco apertado por dentro.

sobram, então, o Volvo C30 e o Mondeo notchback, ambos montados na mesma fábrica, em Genk, Bélgica. o Volvo ganha apenas por uma coisa: imagem de marca. sem contar que, para um cara como eu, é muito mais cool envergar um bichão estiloso desses do que um Mondeo, que a despeito de ser um p*** carro não vai me trazer o mesmo retorno em termos de imagem. que é uma coisa com a qual eu me preocupo demais, bom superficialista que sou.

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