sexta-feira, dezembro 01, 2006

Mexikostadt

saí do Subway ontem e, ao invés de voltar pra casa, fui me despedir de Brasília esse ano, apesar de ainda ficar mais uns dias na cidade. não consegui evitar de pensar que 2006 tem sido, de longe, o melhor ano da minha vida, e não foi só porque o comecei morando aqui pela primeira vez. não, é muito mais que isso.

faz mais ou menos um mês que estou com a palavra "kinetics" na cabeça. traduzindo para o português, é a boa e velha cinética, a ciência do movimento. comparada ao meu antigo referencial, Brasília é a cidade mais cinética do mundo. mas mesmo em relação às outras cidades desse paísinho atrasado e marginalizado chamado Brasil, Brasília tem seu movimento rápido e constante, que poderia ser representado num gráfico por uma progressão geométrica a um ângulo de trinta e tantos graus com o eixo X, haha.

voltando à despedida, ficava emparelhando o meu carro com os das faixas ao lado e procurava imitar a velocidade deles, ao mesmo tempo em que dirigia olhando para o lado. era gostoso ver três carros, lado a lado, andando na mesma velocidade, com o ministério da Justiça lá ao fundo, do outro lado do Eixo Monumental. e acelerar com força na ponte JK, como se ela fosse um portal para algum lugar. Brasília sem trânsito e sem pressa é uma delícia cinética.

não sei bem relacionar isso com a minha vida, mas imagino que em algum lugar no gráfico, um pouco ali atrás, a minha vida, representada pelo ponto P, foi interceptada pela progressão geométrica da cinética brasiliense. melhor parar por aqui, estou abstraindo demais.