terça-feira, setembro 26, 2006

velocidade máxima

depois de vinte e cinco dias caminhando dez quilômetros toda manhã, meu organismo já se sente um pouco melhor. sete quilos a menos, uma aparência mais condizente e próxima de um ser humano decente, mais disposição. ainda falta muito, claro, mas já é um começo.

todos os meus amigos gostam de correr. vários deles participam de corridas organizadas aqui em Brasília, inclusive. fui chamado várias vezes por eles para correr, e algumas vezes aceitei o convite. durante minhas caminhadas, incluí até alguns piques de corrida pra ver no que dava.

não corro mal. tenho um fôlego razoável e consigo correr um quilômetro num ritmo razoável. mas descobri uma coisa importante: eu não gosto de correr. na verdade, eu detesto correr. nada contra quem o faz, óbvio, mas eu me sinto meio humilhado quando corro - é um pouco ridicularizante, não sei explicar. gosto daquele reclame da Peugeot, a pior marca de carros estabelecida no Brasil, que diz "avançar, não correr". é mais ou menos o meu slogan agora, com a diferença de que eu tenho mais resistência que qualquer veículo da marca.

tem um outro exercício que eu acho humilhante, mas esse já tem um bom tempo: flexão de braço. eu me recusava a fazer na educação física e cheguei a ter nota vermelha por causa disso. acho completamente degradante. mas de resto (abdominais, barra, aparelhagem), acho bem legal, mesmo não fazendo todos - barra, por exemplo, eu não sei fazer. mas flexão é de se perder a fé na humanidade.