terça-feira, abril 04, 2006

manual da empulhação
você sabia que há pessoas utilizando o jornal de maior circulação do país para te empulhar? bem, aposto que sabia. todos sabíamos, ou deveríamos saber. o preocupante é que nunca foi tão explícito quanto nos tempos atuais.

acabei de ler um texto no jornal, assinado por um cara que conheço pessoalmente, e que diz assim (o grifo é meu):

Em 2005, Danger Mouse esteve ocupado produzindo "Demon Days", o segundo disco do Gorillaz, e o disco "Dangerdoom", com o rapper MF Doom. Neste 2006, além do GB, ele será notícia também porque produz o novo disco do Rapture, banda que explodiu o conceito disco-punk.

ou seja, o jornalista deixa de noticiar um facto e torna-se um profeta: "ele será notícia também". o texto antes faz referência ao Gnarls Barkley, projeto do tal Danger Mouse, como já sendo notícia. você já ouviu falar? sabe se esse "projeto" é parente do Charles Barkley, por exemplo? não. o Gnarls Barkley só foi notícia no Reino Unido, um país tão sério que o disco dos Arctic Monkeys e o primeiro do Libertines foram colocados na lista dos 10 maiores discos britânicos da história.

assim, ele quer dar a notícia aqui, mas ninguém nunca ouviu Gnarls Barkley no Brasil. mas o pior é a parte grifada: o Rapture explodiu o conceito disco-punk? até onde sei, se um dia existiu esse conceito, é coisa dos clichês que conhecemos (Blondie, Gang of Four, talvez o Prodigy). não. o Rapture tocou no Brasil em 2003, mas sabiamente ninguém fez questão de ouvir. pior, seu breakthrough album, o tal "Echoes", está sendo vendido a 13 reais numa loja do Terraço Shopping, aqui perto de casa. e nem assim eu compro.

triste ver que a Folha confia em profetas para dar notícias. desse jeito, até eu arrisco a profetizar algo: o futuro do tal "jornalismo cultural" no Brasil é negro.