quarta-feira, abril 12, 2006

creme gostoso
o Gui me avisa que um figurão da Varig esteve na mídia ontem para dizer que "a história da companhia se confunde com a do Brasil".

vejamos: então a Varig foi fundada no último ano do século XV, com capital português, resistiu bravamente a ofertas de compra dos franceses da Air France, que a fizeram no Rio de Janeiro, e aos holandeses da KLM, que tentaram uma rota para Recife mas foram expulsos. posteriormente, blasfemada por Gregório de Matos e transformada em empresa aérea oficial da remessa de ouro das Minas Gerais para a Casa da Moeda portuguesa, a Varig foi alforriada em 1822, quando Fernando Pinto, então apenas um "careca promissor", subiu a bordo de um F-16 Fighting Falcon arrendado à companhia, sobrevoou o aeroporto Santos Dumont, à época batizado de Guy Fawkes, em homenagem ao aeronauta que queria fazer o parlamento britânico voar, e, bombardeando a torre de controle, berrava ensandecidamente "EU VOU POUSAR ESSA PORRA". com medo, os portugueses entregaram o comando da Varig a Pinto, então intitulado d. Pinto I, que imediatamente privatizou a companhia.

em 1831, no entanto, d. Pinto I, com a Varig já passando dificuldades, se lascou ao tentar inaugurar uma rota que ligava o aeroporto Guy Fawkes, no Rio de Janeiro, a Dacar, capital do Senegal, onde achava que d. Sebastião estava escondido. desmoralizado, pediu asilo político ao BNDE, à época ainda sem o "S", que o mandou tomar naquele lugar. depois dessa, d. Pinto se exilou em Portugal, onde passaria o resto de seus dias comendo caviar traficado por Bruno Chateaubriand, damo da corte. sem um herdeiro sadio (a OceanAir só seria inaugurada 171 anos depois - 171, ahn?), a Varig espelhou-se na regência trina que assumira o governo do Brasil e decidiu ela própria criar uma regência, sob os auspícios da Fundação Rubem Berta.

até aí, beleza, são mais de três séculos em que a história da Varig caminhou de mãos dadas com a história do Brasil. só que o país se livrou da regência em 1840, enquanto a Fundação Rubem Berta domina a Varig até hoje, sem arredar um centímetro de seu ideário tacanha e fazendo a companhia voar em círculos.